Tudo o que você precisa saber sobre Acidificação - Espaço Pitanga Tudo o que você precisa saber sobre Acidificação - Espaço Pitanga

Porosidade, frizz e ressecamento?
A acidificação é o passo que falta na sua rotina de cuidados.​

Com certeza você já ouviu falar sobre acidificação capilar, e esse nome pode até ter soado como algo agressivo pros seus fios, mas na verdade, é um tratamento que equilibra o pH do cabelo, fechando as cutículas e restaurando a saúde dos fios, sem mudar a forma deles.

Mas antes de entendermos afundo sua importância, vamos entender o que é pH (potencial hidrogeônico).

Imagine que o pH é uma régua que mede se algo é mais azedo (como limão), ou mais sabão (como o sabonete). Essa régua vai de 0 até 14, de 0 à 6 as coisas são ácidas (como limão ou vinagre), o 7 é o ponto neutro como a água, de 8 à 14 as coisas são mais alcalinas (mais parecidas com sabão, água sanitária e shampoo comum). O nosso cabelo gosta de um pH mais ácido, em torno de 4 a 5, porque isso ajuda a deixar os fios fechadinhos, protegidos e com brilho. Se o pH sobe muito, o cabelo pode ficar todo arrepiado, poroso, com a textura áspera e com aspecto opaco, sem vida.

Voltando agora para a acidificação, o acidificante geralmente é composto por ácidos orgânicos (ácido lático, ácido cítrico, ácido glicólico ou ácido málico, por exemplo), queratina ou alguma proteína hidrolisada, agentes condicionantes e hidratantes, ela age restaurando esse equilíbrio, fechando as cutículas dos fios e protegendo-os de novas agressões externas, ou seja, regulando o pH. Quando o cabelo está muito poroso (cutículas abertas), ele absorve os agentes nutritivos e condicionantes, mas também acaba os perdendo muito rápido, pois a cutícula aberta perde a capacidade de reter essa água e nutrientes no interior do fio, essa porosidade pode ocorrer por conta de: danos químicos (alisamento, tintura e descolorações), uso excessivo de fontes de calor sem proteção térmica, fatores ambientais (exposição à radiação UV, vento, frio, umidade e poluição) e a falta de uma rotina de cuidados.

Então se você tem observado que o seu cabelo está:

– Com textura áspera

– Frizz excessivo

– Ressecamento

– Dificuldade de desembaraçar

– E passou por processos químicos

Esse tratamento vai te devolver a maciez, o brilho e a elasticidade natural dos seus cabelos. Dependendo da necessidade do seu fio, ele pode ser feito semanalmente ou quinzenalmente. Se o seu cabelo for cacheado ou crespo, a acidificação é essencial, pois esse cabelo tende a ter maior porosidade devido à sua estrutura em espiral, que dificulta a distribuição uniforme da oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas.

Percebeu que é desse cuidado que o seu cabelo está precisando?​

Primeiramente: Evite fazer receitas caseiras com vinagre e limão para a acidificação, pois eles possuem um pH entre 2 e 3 que são agressivos para o cabelo e para o couro cabeludo. Opte por fazer esse procedimento com um profissional, ou busque ajuda para encontrar os melhores produtos para o seu caso.
Aqui no Espaço Pitanga temos uma acidificação com ativos 100% vegetais, tecnologia profissional e com certificado vegano,
para devolver aos seus fios aquilo que o excesso tirou: brilho, leveza e harmonia.

Conheça nosso catálogo de serviços

Puro Cuidado

Hidratação, nutrição ou reconstrução

Detox Capilar

Um respiro pro couro cabeludo

Up no Cabelo

Cabelos renovados depois da cachoeira

Agende seu horário

dezembro 2025
seg
ter
qua
qui
sex
sáb
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4

Marque seu horário

Você pode reservar seu atendimento utilizando o calendário

ou

Fale diretamente comigo no Whatsapp

Instagram

Segue o Espaço Pitanga no Instagram